16 abril 2009

Um pequeno passo para você, mas um grande passo para o meio ambiente.


O Brasil, atualmente, é um dos países que mais lançam gases do efeito estufa na atmosfera, contribuindo assim para o aumento da temperatura no planeta e para o aceleramento das mudanças climáticas. No entanto, a maior parte desses gases não é gerada pela indústria, mas sim pelo desmatamento na floresta amazônica (uma estimativa em torno de 70%, segundo o IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

Ainda que esse seja um problema que mobilize governos do mundo todo, você, caro leitor, pode muito bem ajudar na luta contra a poluição de ar que respira. E não se preocupe, não será preciso combater os madeireiros na Amazônia ou coisa do tipo. Bastam algumas ações no seu dia-a-dia.
Por exemplo: ao invés de usar o seu carro para ir até a padaria, localizada cinco quarteirões acima da onde você mora, que tal ir a pé? É uma excelente forma de realizar exercícios físicos, o que traz inúmeras vantagens para a sua saúde, e de se relacionar com a comunidade, o que contribui muito para a melhoria da qualidade de vida.
Por mais que pareça algo simples - e de fato é -, atitudes como essa podem ser bem significativas quando tomadas em grupo. Isso porque os automóveis, movidos a energia não-renovável, são a segunda maior causa (no Brasil) de emissão de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa na atmosfera. Ou seja, usar menos o automóvel já é um passo importante (literalmente) no sentido de ter uma vida mais sustentável.


Nenhum comentário: