30 dezembro 2010
Bezerra da Silva e seus Convidados, Partido Alto Nota 10 - Pega Eu, 1979
conforme indicado na tampa frontal. Bezerra da Silva é
mais famoso por suas canções sobre os vilões, abuso social e da vida na década de favela. As letras são geralmente muito bem humoradas e divertidas…
Desfrute de Bezerra da Silva e SEUS Convidados, Partido Alto Nota 10.
faixas;
1 Pega uma UÉ
2 Piranha
3 a Acordo de Malandro
4 Apolo do samba
5 Se tenho Razão
6 O bom sofredor
7 Lugar macabro
8 Bata da vovó
9 vacila nao Malandra
10 Nao HÁ Mais Jeito
11 Meu Bem
12 Jogo Proibido
29 dezembro 2010
Gorillaz + iPad
Speak It!
SoundyThingie
Mugician
Solo Synth
Synth
Funk Box
Gliss
AmpliTube
Xenon
iElectribe
BS-16i
M3000 HD
Cleartune
iOrgel HD
Olsynth
StudioMiniXI
BassLine
Harmonizer
Dub Siren Pro
Moog Filatron
Apple, iBand, iPad, iPhone, iPod Touch, tablet...
É bacana ver que as pessoas estão buscando novas funções para algo tão trivial como um iPad ou um iPhone. Hoje mesmo nós falamos aqui no TB da banda Gorillaz, que conseguiu gravar um álbum inteiro – intitulado “The Fall” – fazendo uso somente do aparelho da Apple. Isso prova que o iPad é um excelente dispositivo para consumir conteúdo, mas também pode ser usado para produzir conteúdo. Provavelmente o processo é mais lento e mais limitado que num computador convencional, mas ainda assim a experimentação é válida.
por: Thássius Veloso (Tecnoblog)
22 novembro 2010
18 novembro 2010
Vik Muniz & Lucy Walker - Waste Land (2010) - Official Trailer [HD]
"Waste Land" is an award winning documentary by director Lucy Walker - An uplifting feature documentary highlighting the transformative power of art and the beauty of the human spirit. Top-selling contemporary artist Vik Muniz takes us on an emotional journey from Jardim Gramacho, the world's largest landfill on the outskirts of Rio de Janeiro, to the heights of international art stardom. Vik collaborates with the brilliant catadores, pickers of recyclable materials, true Shakespearean characters who live and work in the garbage quoting Machiavelli and showing us how to recycle ourselves.
Released on 2010 and premiered in Berlin Film Festival 2010 (Berlinale)
16 novembro 2010
Dicro - Dicro, Continental 1980
1 Praia de Ramos
2 A recepcao
3 Bom de briga
4 Vamos versar
5 Cachorro quente
6 Ecologia
7 Dá bom dia
8 O linguiceiro
9 Copo limpo
10 O homem fiel
11 Topless
12 É castigo
13 Sítio do Joao
05 novembro 2010
A palavra que me leva além
Dancing With The Devil - Movie
bope, o lado obscuro do rio de janeiro from carlosherdy on Vimeo.
TRILHA SONORA: APÓSTOLOS FUNK EXPERIENCE feat. MC GALO
HTTP://WWW.MYSPACE.COM/OSAPOSTOLOS
28 outubro 2010
Eleições 2010
Não quero fazer parte do bonde
Projeto Paralelo
27 outubro 2010
Frase do Dia!
25 outubro 2010
R.I.P.Gregory Isaacs
Isaacs estava ao lado de sua família e desde o ano passado lutava contra um câncer de pulmão. Ele havia viajado pela Jamaica nos últimos meses, retornando há pouco tempo a Londres para ficar com sua esposa, Linda, e família. "Gregory era amado por todos, por seus fãs e por sua família, e ele trabalhou duro para ter certeza de estar fazendo a música que todos gostavam", afirmou Linda. "Ele fará muita falta."
Conhecido como uma das lendas do gênero musical jamaicano, Isaacs atingiu grande sucesso com o lançamento do álbum Night Nurse, de 1982, gravado no estúdio Tuff Gong, de Bob Marley. Em sua carreira, colaborou com nomes como Lee Perry, King Tubby, Sugar Minott, Freddie McGregor, Dennis Brown e Errol Holt. Ainda 1982, foi preso em Kingston, onde cumpriu pena durante seis meses por porte ilegal de armas (ele também era dependente de drogas). Seu álbum mais recente foi Brand New Me, lançado em 2008.
Gregory Isaacs - The Lonely Lover, PRE 1980
tracks;
1 Happy anniversary
2 Gi me
3 Tribute to Wa De
4 Poor and clean
5 Poor natty
6 I am sorry
7 A few words
8 Protection
9 Hard time
10 Tune in
Filme MicMacs – Um Plano Complicado
Estréia dia 22 de Outubro de 2010 nos melhores Cinemas do Brasil.
Sinopse do Filme MicMacs – Um Plano Complicado:
O músico de rua Basil é um sujeito sem sorte. Ainda criança, teve sua casa no deserto do Marrocos explodida por uma mina, tornando-se órfão e sem-teto. Anos mais tarde, ficaria à beira da morte por conta de uma bala perdida que se alojou em seu crânio. Retornando do hospital após este acidente, é apresentado por um ex-presidiário a um grupo de comerciantes de ferro-velho. São marginalizados que vivem dentro de uma caverna, mas cada um tem alguma habilidade extraordinária.
Elenco do Filme MicMacs – Um Plano Complicado:
Dany Boon,
André Dussollier,
Omar Sy,
Dominique Pinon.
Curiosidades do Filme MicMacs – Um Plano Complicado:
- Foram gastos impressionantes US$ 42 milhões nesta produção, que já foi exibida em 26 países desde maio deste ano.
Trailer oficial do filme MicMacs – Um Plano Complicado:
Título original: Micmacs à tire-larigot
Duração: 105 min.
Gênero: Comédia
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Rage Against The Machine the battle of Santiago - Chile
ANTES!
DEPOIS!
Isso que é dominar o mundo ;)
23 outubro 2010
Manifesto à Nação!
Para os socialistas, a conquista de espaços na estrutura institucional do Estado não é a única nem a principal das suas ações revolucionárias. Em todas estas, os objetivos centrais e prioritários são sempre os mesmos: conscientizar e organizar os trabalhadores, a fim de prepará-los para o embate decisivo contra o poder burguês.
Fiel a esta linha, a campanha do PSOL concentrou-se no tema da igualdade social, o que possibilitou demonstrar claramente que, embora existam diferenças entre os candidatos da ordem, são diferenças meramente adjetivas.
Isto ficou muito claro diante da recusa assustada e desmoralizante das três candidaturas a firmar compromissos com propostas de entidades populares - como a CPT, o MST, as centrais sindicais, o ANDES, o movimento dos direitos humanos - nas questões chaves da reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, aplicação de 10% do PIB na educação, combate à criminalização da pobreza.
Não há razão para admitir que se comprometam agora, nem para acreditar que tais compromissos sejam sérios, como se vê pelo espetáculo deprimente da manipulação do sentimento religioso nas questões do aborto, do casamento homossexual, dos símbolos religiosos - temas que foram tratados com espírito público e coragem pela candidatura do PSOL. Nem se fale da corrupção, que campeia ao lado dos escritórios das duas candidaturas ora no segundo turno.
Cerca de um milhão de pessoas captaram nossa mensagem. Constituem a base de interlocutores a partir da qual o PSOL pretende prosseguir, junto com os demais partidos da esquerda, a caminhada do movimento socialista no Brasil.
O segundo turno oferece nova oportunidade para dar um passo adiante na conscientização. Trata-se de esmiuçar as diferenças entre as duas candidaturas que restam, a fim de colocar mais luz na tese de que ambas são prejudiciais à causa dos trabalhadores.
O candidato José Serra representa a burguesia mais moderna, mais organicamente ligada ao grande capital internacional, mais truculenta na repressão aos movimentos sociais. No plano macroeconômico, não se afastará do modelo neoliberal nem deterá o processo de reversão neocolonial que corrói a identidade moral do povo brasileiro. A política externa em relação aos governos progressistas de Chávez, Correa e Morales será um desastre completo.
A candidata Dilma Rousseff é uma incógnita. Se prosseguir na mesma linha do seu criador - o que não se tem condição de saber - o tratamento aos movimentos populares será diferente: menos repressão e mais cooptação. Do mesmo modo, Cuba, Venezuela, Equador e Bolívia continuarão a ter apoio do Brasil.
Sob este aspecto, Dilma leva vantagem sobre a candidatura Serra. Mas não se deve ocultar, porém, o lado negativo dessa política de cooptação dos movimentos populares, pois isto enfraquece a pressão social sobre o sistema capitalista e divide as organizações do povo, como, aliás, está acontecendo com todas elas, sem exceção.
O que é melhor para a luta do povo? Enfrentar um governo claramente hostil e truculento ou um governo igualmente hostil, porém mais habilidoso e mais capaz de corromper politicamente as lideranças populares?
Ao longo dos debates do primeiro turno, a candidatura do PSOL cumpriu o papel de expor essa realidade e cobrar dos representantes do sistema posicionamento claro contra a desigualdade social que marca a história do Brasil e impõe à grande maioria da população um muro que a separa das suas legítimas aspirações. Nenhum deles se dispôs a comprometer-se com a derrubada desse muro. Essa é a razão que me tranqüiliza, no diálogo com os movimentos sociais com os quais me relaciono há 60 anos e com os brasileiros que confiaram a mim o seu voto, de que a única posição correta neste momento é do voto nulo. Não como parte do "efeito manada" decorrente das táticas de demonização que ambas candidaturas adotam a fim de confundir o povo. Mas um claro posicionamento contra o atual sistema e a manifestação de nenhum compromisso com as duas candidaturas.
Plínio Soares de Arruda Sampaio, 80 anos, é advogado e promotor público aposentado. Foi deputado federal por três vezes, uma delas na Constituinte de 1988, é diretor do "Correio da Cidadania" e preside a Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA
Fale com Plínio Arruda Sampaio: plinio.asampaio@terra.com.br
18 outubro 2010
Marcelo D2 confirma show de reunião do Planet Hemp
Marcelo D2 confirmou na sua conta no Twitter nesta segunda, 18, que o tão aguardado encontro do Planet Hemp nos palcos acontecerá na próxima quarta, 20, no Rio de Janeiro, durante a festa de 20 anos da MTV Brasil. O evento será somente para convidados no Armazém 2, no Pier Mauá.
"A MTV foi muito importante pro Planet e por isso atendemos ao pedido e vamos tocar algumas músicas na festa de 20 anos", revelou o cantor.
Quase 10 anos depois da separação, D2 e seus companheiros de grupo vão tocar, por ora, somente nessa ocasião. "Não vai ter miniturnê depois, esse vai ser o único. A MTV deve passar depois o show na programação ...", contou ainda o artista, acrescentando: "Formação: Black Alien, BNegão, Rafael, Formigão, Pedrinho e Zé Gonzales... por enquanto".
A reunião do Planet Hemp só vingou agora, mas tem sido comentada e pedida pelos fãs faz tempo - foi até tema de campanha no Twitter no final do ano passado.
"Agradeço aos amigos que ficaram felizes com a nossa re-união.... Planet Hemp fazendo a sua cabeça", escreveu ainda D2 no microblog.
Da redação Rolling Stone Brasil.
17 outubro 2010
Canal Memória
Segmentos como a Televisão, Cinema, Teatro, Rádio e a Música, serão revividos pelo portal.
Imagens que ainda permanecem no imaginário brasileiro.
www.twitter.com/canalmemoria
16 outubro 2010
POEMA - Ivaldo Roland
Terra brasileira
________________________________
Por grotas secas e as pedras,
Onde assola o seio da terra,
O sol pára no céu e mira:
Há um homem que espera.
Na orla, nos confins do agreste,
Suga sua essência um poder medieval,
A intempérie e a desgraça;
Atrás deste brasileiro surge o nordeste.
Fizeram do discurso escola de trevas
A infâmia e a hipocrisia.
Urde o tempo a promessa e a mentira
E ao quinhão de terra que se adia,
Há um homem que não se entrega.
Eu apoio o MST
MST
Rage Against the Machine dedica música ao MST em show em São Paulo
Da Página do MST
O Rage Against the Machine fez uma apresentação no Festival SWU, em Itu, na noite deste sábado. Zack de la Rocha, vocalista da banda, dedicou a música "People of the sun" ao MST.
Antes do show, durante encontro com militantes do MST, Zack de la Rocha afirmou que vai doar parte do cachê da banda ao movimento. Veja aqui as fotos.
"O MST tem uma experiência muito importante de solidariedade humana e na criação de espaços fora do modelo capitalista, e é muito importante para muitos de nós que, nos EUA, estamos lutando pelas mesmas coisas. Eu acho que MST já criou um exemplo maravilhoso de luta por justiça social e econômica, é um grande exemplo para nós", declarou.
Na hora da apresentação, ele disse o seguinte: "Esse som vai para os irmãos e irmãs do MST: People of the sun" .
Durante a música "Wake Up", o guitarrista Tom Morello vestiu o boné do MST. Misteriosamente, a TV Globo cortou a transmissão que fazia ao vivo da apresentação.
15 outubro 2010
A-Trak featuring CyHi Da Prince – Ray Ban Vision
DJ A-Trak está atualmente esta preparando o lançamento da sua coletanea Fool’s Gold Vol.-Que chega as ruas dia 25 de Outubro. Ontem chegou na interner este single do projeto dele com o artistas da G.O.O.D. Music CyHi Da Prince.
DJ A-Trak featuring CyHi Da Prince - Ray Ban Vision by Hypetrak
13 outubro 2010
Rage Against The Machine Live SWU Music And Arts
Frase do Dia
(CLÁUDIO NUCCI)
10 outubro 2010
Frase do Dia
"A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar."
Henry Peter08 outubro 2010
John Lennon
Read more: Dailymail
07 outubro 2010
90 dias com Mr. Catra
90 DIAS COM CATRA from Joao Padua on Vimeo.
Direção Geral: Rafael Mellin
Produção Executiva: Bruno Lins
Edição: Daniel Ferro
Dir. de Fotografia & Externa: João Padua
Câmera: João Padua, Marcos Salamonde & Fabio Serfaty
Coord. de Produção: Esther Meireles Caminha
Produção: Priscilla Ribeiro
Asst. de Externa: Thomaz Tarre
Projeto Moleque Mateiro
05 outubro 2010
Antonio Nóbrega – Lunário Perpétuo
Lunário perpétuo é o trabalho de Antônio Nóbrega lançado em 2002. Nele canta-se o romance de Riobaldo e Diadorim, baseado na obra Grande Sertão: Veredas, do escritor Guimarães Rosa.
Originalmente “Lunário Perpétuo” é uma espécie de Almanaque, que circula desde Portugal há pelo menos três ou quatro séculos. Os Almanaques eram comuns no Brasil, editados pelos laboratórios farmacêuticos e distribuídos com o povo, como folhinha especial que anotava os santos do dia, as efemérides, as fases da lua, o tempo certo de plantio, remédios caseiros, conselhos úteis e tantas outras coisas.
O múltiplo artista pernambucano Antonio Nóbrega tomou por empréstimo o título Lunário Perpétuo para montar esse belo espetáculo, no qual toca, canta, representa e dança, dando mostras do seu compromisso com a cultura brasileira, na essência lúdica que encanta, sempre, as platéias do País
Batucado por Di Ganzá
Download 4shared
30 setembro 2010
Sintomas do Absurdo - Eleições 2010
28 setembro 2010
Gil Scott-Heron – New York Is Killing Me
Director Chris Cunningham‘s first music video in four years.
Premiered last night @ MoMA [via Pitchfork]
Previously: Gil Scott-Heron feat. Nas – New York is Killing Me (Remix)
27 setembro 2010
SuperAgua
26 setembro 2010
21 setembro 2010
20 setembro 2010
André Barros - Eleições 2010
música:
Liga Legalize ft JERU BANTO de Jeru Banto e Cristiano Dubmaster
http://www.digitaldubs.com.br/
entrevista completa em:
http://youtu.be/ahERiDFKQEY
http://youtu.be/_keQHv2S0js
blog da candidatura:
http://andrebarros13351.blogspot.com/
Graffiti Alphabets from Around the World
O Estendal
visite o site: http://oestendal.wordpress.com
16 setembro 2010
09 setembro 2010
BRASILINTIME
"BRASILINTIME: BATUCADA COM DISCOS"
Tente achar alguma loja brasileira - virtual ou não - que tenha em estoque este DVD, simplesmente não existe. No máximo irá achar em grandes sites e-commerce gringos, pagando a suave facada em libras ou euros. Para que não fiquemos a mercê da logística voltada ao lucro, sem nenhum esforço para ser disseminado em massa, fizemos um puta corre e podemos agora com enorme prazer disponibilizar para todos macacos que por aqui passarem. Sem sombra de dúvida, representando o slogan do blog, esta é uma "raridade para download"...
Neste documentário, o profundo conhecedor da música Madlib pode ser encontrado em estado de espírito inventivo e aparentemente ilimitado. Este, é acompanhado de sua trupe, e ao longo de cerca de duas horas e quinze minutos vemos sobressair neste documentário uma mistura no âmbito da música e da própria vida. Batucada com Discos é o registro de um momento histórico da música. O projeto proporcionou em São Paulo, no ano de 2002, um encontro inédito entre os bateristas brasileiros Ivan "Mamão" Conti, João Parahyba, Wilson das Neves e as lendas americanas das baquetas Derf Reklaw, Paul Humphrey e James Gadson. Enriquecido ainda pela participação dos DJs de hip-hop, Nuts (Brasil), Babu (EUA), Jrocc (EUA), Cut Chemist (EUA) e o próprio Madlib (EUA) - cuja formação musical foi influenciada por estes mestres da velha guarda.
Desde o título percebemos que a música brasileira tem presença notável, mas a proposta vai além. Acima disso tudo jaz o ímpeto de fazer música, e conversar através da música. As barreiras da língua são muito menores e transponíveis se comparadas ao complexo universo da linguagem musical, que é onde toma espaço o encontro. Além disso é interessante ver a música atuando como esmagadora das diferenças sócio-culturais e mesmo musicais quando assistimos este documentário e vemos como as coisas são propostas. Um documentário imperdível. Respeito e admiração aos verdadeiros arquitetos da música!
"Um dos fatos mais surpreendentes presentes neste esmerado documentário é o contraste formal dos ritmos característicos entre Brasil e EUA. De um lado, têm-se o samba, e do outro têm-se os chamados 'trainwrecks'. Do country ao jazz, têm-se nos ritmos norte-americanos a tendência de fluir em vias de uma marcação rítmica simples, predominantemente o 4/4, sendo que, o tempo '1' tende a ser certamente marcado. Agora jogue dois beats juntos, de modo que prevaleça um confronto na marcação temporal e estes não se misturem. Aí está o que entende-se por trainwreck. No entanto a música brasileira, o samba em particular, tende a respeitar um exclusivo padrão rítmico. Uma vez estabelecidos, os elementos rítmicos podem ser sobrepostos por tempo indeterminado sem que se estrague o groove. Quando recoberta por grandes bateristas ou mixada por grandes DJs, a polirritmia não produz cacofonia, mas sim uma tensão rítmica que impulsiona a batida adiante. Brasilintime evoca um sentimento extraordinário no aspecto do intercâmbio rítmico, seja quando este toma como palco uma loja de instrumentos, onde bateristas americanos confrontam com uma galeria infindável de brasileiros 'fazedores de barulho', ou em uma conversa noturna entre bateras e DJs extasiando os ânimos locais, ou viajando entre continentes e décadas através do legado dos bolachões. Como num mix de Madlib, as cadeias da influência são imprevisíveis, mas perfeitas.." ~Brain McCain no encarte do DVD
Label: Mochilla
Format: 2 x DVD, DVD-Video, NTSC
Country: USA
Released: 2007
Genre: Electronic, Hip Hop, Latin, Non-Music
Style: Instrumental, Cut-up/DJ, Samba
Dê o play, macaco!
"[2007] Brasilintime"
senha: oficinademacacos.blogspot.com
OBS: Tem que digitar a senha!
01 setembro 2010
Dance Hall & Reggae Talla Internacional
!! Bashment Movada Tune Vybz Kartel Reggae Big Beat !!.mp3
Bling Dawg - Licky Licky [raw].mp3
Busy Signal - One More Night 2009.mp3
Busy Signal - You Never Knew.mp3
Collie Buddz - The First Time.mp3
Duane Stephenson - Forever Yours - Jamrock.mp3
Estelle Ft.Sean Paul - Come Over.mp3
Gen Ozzy Ft Moses Radio - Weasle Potential.mp3
Kiprich feat Wesley Diamond - Gun Ting.mp3
Mavado & Stacious - Come Into My Rom.mp3
Million Styles - Miss Fatty.mp3
Ozzy Ft Petersen & JK - Ona Mami.mp3
Rihana ft. Assasin - Rude Boy (Remix).mp3
Sean Kingston - Island Queen King Version.mp3
Shaggy ft. Olivia - Wild 2nite.mp3
Shamanes Crew Ft. Boomer - Dangerous.mp3
Tanya Stephens - Champagne Jah.mp3
31 agosto 2010
My Mic Sounds Nice: A Truth About Women & Hip-Hop (BET Special)
28 agosto 2010
27 agosto 2010
Zaire 74
Kinshasa, 1974
Muhammad Ali x George Foreman
Performances ao vivo de James Brown & The JB's, B.B. King, Bill Withers, Big Black, Ray Barretto, The Spinners, Miriam Makeba, Celia Cruz & The Fania All Stars, The Crusaders, Franco & T.P.O.K. Jazz e Tabu Ley Rochereau.
DOWNLOAD FILM TORRENT: SOUL POWER
- Jeffrey Levy-Hinte - 2008 - 92 min. - 712 Mb .avi -
DOWNLOAD DAS LEGENDAS EM PORTUGUÊS
24 agosto 2010
Hardcuore
BIRD - IdN 100th issue from Hardcuore on Vimeo.
Video to celebrate the 100th issue of IDN Magazine.
Congratulations IdN !
Production: Hardcuore
Creation and Direction: Breno Pineschi and Rafael Cazes
Soundtrack and effects: João Brasil and Nado Leal
Designer assitant: Tamires Marino
Thanks: Jovan Lip and IdN
Date: august 2010
Duration: 01'16"
21 agosto 2010
12 agosto 2010
Conecta Playlist Radio
11 agosto 2010
DJ Nuts e Hélcio Milito
- O cara chega para mim: "Hélcio, bate aquela vassourinha do Tamba." Pô, isso é morrer e estar enterrado há 50 anos! Depois que você toca com os caras que eles tentavam imitar, como Wes Montgomery, Gil Evans, Duke Ellington, vê que, no jazz, pode até chegar perto dos americanos. Mas vai ser mais um. Meu irmão (o pianista Osmar Milito) está perto. Mas já disse para ele: "Meu vizinho de 8 anos (em Carmel, Califórnia) toca melhor que você." Porque é deles, é como o brasileiro com um tamborim.
Aos 33 anos, como se ecoando as palavras de Milito, o DJ Nuts - entre outras coisas, co-responsável pela fusão de samba e hip hop de Marcelo D2 - também fala de suas diferenças para os colegas da sua idade:
- Entre os DJs, tem por aí um panorama de música-saladinha: "Meu som tem pitadas de hip hop, de maracatu, de sei lá o quê..." Isso é tão cafona! E vazio. Quem tenta fazer um pouquinho de tudo não faz nada.
Com 46 anos separando-os, eles resolveram juntar suas insatisfações com seus pares e unir forças pelo que acreditam ser a música que deve ser feita hoje por um percussionista com a formação de Milito e um DJ com a ambição de Nuts. A dupla prepara um disco, ainda sem título, a ser lançado até o fim de 2010 nos Estados Unidos, pelo selo californiano Mochilla - não há previsão de lançamento no Brasil.
- Milito montou lá em casa a tamba (instrumento inventado por ele em 1960, uma espécie de bateria com sotaque afro-brasileiro, para se tocar em pé, com couros, panelas e bambus) - conta Nuts (Rodrigo Teixeira na certidão). - Ele gravou uns ritmos que servem de base para colagens que faço, usando discos da minha coleção. Tudo analogicamente, eu não queria nada eletrônico. Gravamos também juntos, com ele na tamba e eu no toca-discos.
A inspiração para a tamba, Milito conta, veio do espaço:
- A tamba está dentro das transformações da época, de Brasília, bossa nova, conquista espacial... O formato dela me veio, aliás, pensando na (nave russa) Sputnik invertida.
Nuts e Milito buscam evocar no disco a sonoridade afro, ao mesmo tempo crua e elegante, de discos que o percussionista produziu na gravadora CBS entre 1968 e 1969. Ele foi responsável por alguns álbuns que, praticamente ignorados na época, hoje têm status de cult entre DJs e colecionadores. LPs como "Krishnanda", de Pedro Santos, e "Orquestra Afro-Brasileira", do grupo de percussão e metais comandado pelo maestro Abigail Moura.
- A Orquestra Afro-Brasileira não estava nem aí para o que o pessoal do jazz achava - lembra Milito. - Tocavam com vibrato, que aquela turma não aceitava. Sabia que não iam vender, mas tinha certeza de que seria importante gravar aquilo. Foi o mesmo com Pedro Santos. Falei para a CBS: "Deixa eu fazer esse, que depois eu gravo para vocês uma porcaria bem grande para vender."
No novo disco, sobre os ritmos de Milito (e usando-os como matéria-prima), Nuts cola sons de Pedro Santos e Orquestra Afro-Brasileira, além de outros que transitam na mesma frequência, como a também rara Tribo Massáhi. Mas o DJ explica que não há a intenção de explicitar referências - ou seja, a música está acima do exercício de connaisseur identificando o que saiu de que disco.
- É tudo abstrato, praticamente irreconhecível - diz, ressaltando que entraram gravações inéditas. - Milito apareceu com uma fita de rolo que ele gravou nos anos 90, tocando tamba. Vou usar. Leia a íntegra da reportagem na edição digital do Segundo Caderno (para assinantes)
Marina da Silva
09 agosto 2010
AFRIKA GUMBE
Afrika Gumbe - ensaio Sinais do Vento ( Pedro Leão )
Pedro Leão ( guitarra e voz ), Marcelo Lobato ( teclados e voz ), César Lago ( baixo), Marcos Lobato ( teclado e guitarra), Mafran do Maracanã ( percussão ), Dudu Guerra ( bateria)