07 agosto 2008

REACTABLE

O Reactable, é um instrumento eletrônico musical multi-user, com uma interface de mesa multitoque e tangível, desenvolvido pela Music Technology Group em conjunto com o Audiovisual Institute da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona.
A idéia é permitir que várias pessoas possam criar sons diversos, complexos e dinâmicos ou não, movendo e girando objetos físicos sobre a superfície circular luminosa do aparelho. Ao mover e relacionar esses objetos, representando componentes de um sintetizador modular clássico, os usuários podem criar topologias sonoras, com geradores, filtros e moduladores, numa espécie de sintetizador modular tangível de linguagem de programação controlada por fluxo.
O Reactable é baseado em uma mesa redonda translúcida. Uma câmera de vídeo abaixo da mesa analisa continuamente a superfície dela, seguindo a posição e a orientação dos objetos que são distribuídos em sua superfície. Estes objetos são passivos, sem nenhum sensor.
Um projetor, também debaixo da mesa, reproduz animações dinâmicas em sua superfície, fornecendo um gabarito visual do estado, a atividade e as características principais dos sons produzidos pelo sintetizador de áudio।




O Futuro era Hoje!

Nenhum comentário: