27 julho 2010

Fina Flor

Elas vão invadir sua praia!
Conheça a Fina Flor, formado por Roberta Rodrigues, Cíntia Rosa, Sabrina Rosa e Roberta Santiago.
Roberta Rodrigues, Sabrina Rosa, Cíntia Rosa e Roberta Santiago fazem um brinde aos novos projetos.

Elas interpretam, dançam, cantam e produzem. Não se consideram cantoras nem atrizes, mas sim artistas. Seus rostos são relativamente conhecidos de novelas e ficarão mais ainda no segundo semestre, quando estreiam filmes no cinema e uma série na Globo. Roberta Rodrigues, Cíntia Rosa, Roberta Santiago e Sabrina Rosa formam o talentoso quarteto Fina Flor, que promete chacoalhar a produção cultural carioca.

O site CONTIGO! passou um dia com as meninas no bai
rro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. A jornada começou com uma sessão de fotos no badalado restaurante Aprazível, onde elas brindaram aos novos projetos. Depois de fazerem a festa no clássico bonde, o dia terminou em um café onde batemos um papo sobre a origem do quarteto, no grupo teatral Nós do Morro, do Vidigal, e as promissoras novidades, que incluem um longa-metragem escrito, dirigido e estrelado pelas amigas.

Origem no Nós do Morro
As irmãs Cíntia e Sabrina Rosa foram as primeiras a chegar ao grupo teatral. Tinham 8 e 9 anos, respectivamente. Vinte e dois anos depois, a experiência e a convivência com o projeto fizeram toda a diferença na hora de seguirem suas carreiras. Assim como a dupla Roberta Rodrigues e Roberta Santiago, que já estava na adolescência quando entrou para o projeto.
No Nós do Morro, o quarteto realizou diversas peças, p
ara seguir, em diferentes períodos, para a televisão e o cinema. Roberta Santiago e Sabrina Rosa foram para a Record. Roberta Rodrigues e Cíntia Rosa, para a Globo.
Hoje, com idades que variam entre 28 e 31 anos, elas traçam um caminho independente do grupo teatral, embora não tenha havido nenhum rompimento nem divergências. ''A gente agora quer praticar o que aprendeu'', define Cíntia Rosa.

Fina Flor
A sugestão partiu do namorado de Cíntia, o ator Jonathan Haagensen, que sugeriu que as amigas formassem um quarteto. A ideia se realizou na recepção organizada para a volta de Jonathan, após sua participação em A Fazenda. As meninas subi
ram ao palco junto com outras duas bandas de amigos, a Pegada da Malásia (samba) e a Família Luk (hip-hop). Estava formado ali o Fina Flor, que mais adiante teria que mudar de nome, já que o escolhido estava em processo de registro. Voltadas para a MPB, elas deram o tom feminino que faltava aos marmanjos. Quando se juntam, formam a banda Melanina Carioca, que mistura teatro, música e muito suingue.

Ofensa no Leblon
Durante a temporada do Melanina Carioca em uma boate do Leblon, as meninas se viram sem reação diante de um episódio desagradável. Elas estavam em uma lanchonete próxima e Roberta Rodrigues foi pagar a conta: ''Quando passei, uma menina falou: 'olha a atrizinha que dá para diretor'''. Na hora de ir embora, ouviu mais uma gracinha. Acabou desabafando: ''Se for a minha bunda ou alguma coisa em mim que te incomoda, eu lamento, porque eu não vou poder tirar''. A situação despertou a ira das ofensoras: ''Elas começa
ram a gritar loucamente: 'Porque vocês são pobres, porque a gente nasceu em berço de ouro'''. ''Nesse momento eu não tive reação. Eu comecei a chorar loucamente. A Cíntia começou a chorar, a Sabrina chorou. Foi humilhante'', contou. ''Me bateu uma tristeza, porque eu pensei em todas as vezes que minha mãe não teve coragem de ir ao shopping. A primeira vez que ela foi ao cinema foi quando Cidade de Deus estreou.''

Vamos Fazer um brinde
O episódio no Leblon deu mais força às amigas, que se uniram para criar algo delas. ''A gente falou: 'Vamos produzir. Nem que a gente faça para
dois, três, vamos mostrar o que a gente sabe fazer de melhor'.''
A peça Vamos Fazer um Brinde, escrita por Sabrina Rosa, foi o ponto de partida. Incentivada pelo namorado, o produtor Cavi Borges, ela se animou a transformar o texto em um roteiro, que começou a ser filmado no último final de semana. O filme tem participação da atriz Juliana Alves.

Dupla dinâmica
Cíntia voltava com Roberta Rodrigues de Cannes, onde foram representar o filme 5x Favela - Agora por nós mesmos, de Cacá Diegues, quando soube que havia sido aprovada como protagonista de um dos dez episódios da badalada série As Cariocas. Ela contracenará com Eduardo Moscovis. Mais uma vez as amigas participam do mesmo projeto, já que Roberta também foi escalada. Na televisão, ela faz parte do humorístico Os Caras de Pau.
Cíntia Rosa espera ainda pela estreia do filme Brother, que tem Caio Blat e o namorado Jonathan Haagensen no elenco.

E o coração?
Lindas e assediadas, as meninas estão bem certas do que querem para o momento. Enquanto as irmãs Rosa comemoram seus relacionamentos estáveis - Cíntia já namora Jonathan há quatro anos e Sabrina contabiliza um ano de parceria afetiva e profissional com Cavi Borges –, as ''Robertas'' aproveitam a solteirice para se dedicarem ao trabalho.
''Acabei de terminar uma relação, mas estou tranquila, vivendo minha vida, cheia de projetos'', conta Roberta Santiago. Já a Rodrigues não esconde a empolgação de estar solteira depois de muito tempo namorando: ''Estou me amando loucamente, como nunca me amei. Quero curtir a vida, conhecer pessoas''.
Tanta certeza, no entanto, se abalou levemente n
o dia dos namorados. As duas amigas foram juntas ao cinema e assistiram a um filme de amor: ''Aí a gente chorou, ficou uma consolando a outra'', confessa a Roberta, a Rodrigues.


No bonde: Roberta Santiago, Cíntia Rosa, Sabrina Rosa e Roberta Rodrigues.



Por Mariana Albanese.



Nenhum comentário: